Inicio Contato
 
Clima Tempo
 
Publicidade:
Comvet
Ascoob
Lima Materiais de Construção
Farmácia Loba
 
13/05/2019 às 18:05
 

Mais de 70% dos microempreendedores utilizam o WhatsApp

Mais de 70% dos microempreendedores utilizam o WhatsApp

Foto: Divulgação

Nos últimos três anos, os pequenos negócios brasileiros investiram massivamente na informatização e na utilização de redes sociais e aplicativos. Essas ferramentas dominaram o mercado e se tornaram essenciais para a comunicação entre as empresas e os clientes, que cada vez mais levam em conta as redes sociais e os aplicativos de mensagens na hora de tomar suas decisões de consumo. E quem saiu na frente com larga distância entre os demais concorrentes foi o Facebook e o aplicativo WhatsApp.

Uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) entre abril e junho de 2018, constatou que 72% dos pequenos negócios utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% possui perfil no Facebook. O estudo “Transformação Digital nas MPE” foi realizado com 6.022 empresários em todo o país. De acordo com os entrevistados, as vendas pelas redes sociais devem avançar 51% nos próximos cinco anos.

O principal uso do WhatsApp pelos microempreendedores é para disponibilizar informação de produtos ou serviços (59%), seguido por atender o cliente “on-line” (59%) e fazer vendas (43%). O Facebook também é utilizado para os mesmos fins, mas com menos intensidade: 37%, 24% e 17%, respectivamente. Essa tendência de utilizar o WhatsApp para negócios e não só para conversas privadas e informais já foi detectada pelo menos desde 2018.

No começo do ano passado, foi lançada a funcionalidade WhatsApp Business, uma versão do aplicativo de mensagens para empresas, com o objetivo de entrar no mercado de comunicação empresarial. A ferramenta conta com uma série de recursos para os empreendedores, como possibilidade de exibir o local de funcionamento, telefone, etiquetas para organizar contatos e conversas, filtro de conversas e configuração de respostas rápidas para tirar dúvidas frequentes.

O app para android chegou em terras brasileiras apenas uma semana depois do lançamento. Os usuários do celular da Apple, no entanto, tiveram que esperar muito mais, já que o app para iOs, sistema operacional do iPhone, só chegou à loja de aplicativos no dia 4 de abril deste ano. Um ano depois do anúncio, o WhatsApp Business já tem 5 milhões de empresas cadastradas, segundo a companhia.

Quando a plataforma foi anunciada, 4 entre 5 empresas já usavam o aplicativo para se comunicar com clientes, de acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Morning Consult a pedido do Facebook. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o WhatsApp tinha cerca de 120 milhões de usuários brasileiros em 2018. No mundo, esse número chega a 1,5 bilhão. O advento da nova ferramenta fez surgir, ainda, serviços de marketing especializados em estruturar e automatizar a comunicação das empresas com seus clientes, como é o caso do WhatsApp Business API.

Bahia Notícias

 
 
 
Mais Informações
Alunos fazem rifa e ajudam professor com salário atrasado. Assista! 19/05/2018 às 11:05
Alunos fazem rifa e ajudam professor com salário atrasado. Assista!
Feirenses se mobilizam para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes 19/05/2018 às 05:05
Feirenses se mobilizam para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Colégio Adventista é condenado a indenizar aluna em R$ 12 mil por prática de bulliyng 26/05/2018 às 06:05
Colégio Adventista é condenado a indenizar aluna em R$ 12 mil por prática de bulliyng

Casa das Aves
 
Mus e Brasil
 
Ichu Coco
 
Sintrafi Ichu
 
 
 
 
 
Rede Social
Facebook
Twitter
Adicione aos Favoritos
Contato
© Alnoticiasichu 2016 - Todos os direitos reservados