Inicio Contato
 
Clima Tempo
 
Publicidade:
Lima Materiais de Construção
Comvet
Do Drinks
Farmácia Loba
 
02/05/2019 às 05:05
 

MEC estende bloqueio em universidades e Bacelar prepara convocação de ministro

MEC estende bloqueio em universidades e Bacelar prepara convocação de ministro

Foto: Reprodução / Agência Câmara

Deputado federal pela Bahia, Bacelar (Pode) preparou uma convocação do ministro da Educação Abraham Weintraub para explicar, na Câmara dos Deputados, o contingenciamento do orçamento do ensino superior anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Após uma onda de críticas ao anúncio de que o MEC cortaria verbas da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e de mais duas universidades federais com base em princípios ideológicos, o governo Jair Bolsonaro (PSL) resolveu estender o bloqueio de 30% dos recursos a todas as universidades federais do país nesta quarta-feira (1°). 

 

A iniciativa do ministro repercutiu no congresso. Nas redes sociais, o senador Otto Alencar (PSD-BA) ameaçou o governo de barrar votações. "Se a decisão do ministro da Educação de cortar pelo menos 30% dos recursos da UnB, UFF e da Ufba for pessoal e meramente ideológica, o PSD no Senado vai obstruir todas as votações de interesse do governo", escreveu.

 

Otto foi seguido pelos colegas de bancada da Bahia, Angelo Coronel (PSD) e Jaques Wagner (PT), que prometeram reagir ao entrave do MEC. “Juntamente com os senadores do PT vou representar na Procuradoria-Geral da República e no Tribunal de Contas da União contra o ministro da Educação e o secretário de Ensino Superior por improbidade administrativa”, escreveu Wagner. 

 

 

 

 

O pior é um ministro de Estado assumir que uma das motivações para o corte são estas instituições de ensino estarem promovendo atos que ele classifica como "balbúrdia". Trata-se, na verdade, de uma retaliação à liberdade e à autonomia universitária, garantidas pela Constituição.

 

 

 

 

Estou, juntamente com os colegas senadores baianos @ottoalencar e @angelocoronel_, enviando requerimento de informações ao Ministério da Educação sobre os números e os critérios do contingenciamento.

 

 

 

 

 

 

O bloqueio na Ufba chegou a R$ 37,3 milhões o que, segundo o reitor João Carlos Salles é “injustificável” e coloca em risco a operação da unidade de ensino (veja aqui). 

 

Após a repercussão negativa, o MEC afirmou que o critério do contingenciamento será técnico e isonômico. "O bloqueio preventivo incide sobre os recursos do segundo semestre para que nenhuma obra ou ação seja conduzida sem que haja previsão real de disponibilidade financeira para que sejam concluídas", diz a nota.  A pasta afirma que o corte pode ser revisto caso a reforma da Previdência seja aprovada e a economia melhore. 

Bahia Notícias

 
 
 
Mais Informações
'Nada é impossível', diz jovem que saiu da zona rural para ser médico 11/08/2016 às 11:08
'Nada é impossível', diz jovem que saiu da zona rural para ser médico
Pai constrói abrigo para filha não esperar ônibus na chuva em Tocantins 15/08/2016 às 10:08
Pai constrói abrigo para filha não esperar ônibus na chuva em Tocantins
Educa Mais Brasil disponibiliza bolsas de estudo em Araci 15/08/2016 às 15:08
Educa Mais Brasil disponibiliza bolsas de estudo em Araci

Sintrafi Ichu
 
PitStop
 
Mus e Brasil
 
Ciso
 
 
 
 
 
Rede Social
Facebook
Twitter
Adicione aos Favoritos
Contato
© Alnoticiasichu 2016 - Todos os direitos reservados