Inicio Contato
 
Clima Tempo
 
Publicidade:
Meu amigo e o bicho
Gonzaga Materiais de Construçãoo
Edson Estofados
SINSPUC
 
17/07/2017 às 06:07
 

Padre natural de Araci é ordenado bispo em grande cerimonia religiosa

Dom Edgar natural de Riachão do Jacuípe, mas que foi ordenado bispo nos Estados Unidos foi que ordenou o novo bispo

A manhã de domingo, 16 de julho de 2017 fica marcada na história do catolicismo do Município de Araci, pela ordenação de um bispo filho da terra. Padre José Ionilton Lisboa de Oliveira, 55 anos, nomeado bispo pelo papa Francisco no dia 19 de abril deste ano, e publicação no jornal L’Osservatore Romano, o religioso foi ordenado bispo durante uma missa campal em frente à Igreja Matriz.

Pra da Conceição em Araci lotada para este momento raro

Foi montada uma grande estrutura de palco, som e toldos, para a grande cerimonia que contou com a presença de todos os padres da Diocese de Serrinha e de dioceses vizinhas, Diocese de Itacoatiara onde Ionilton irá realizar o trabalho pastoral, além de dez bispos entre eles o Arcebispo de Feira de Santana Dom Zannoni, Bispo Emérito de Feira de Santana Dom Itamar Vian, Dom Ottorino Assolari e Dom Edgar Moreira da Cunha, bispo da Diocese de Fall River, Massachusetts, brasileiro, natural de Riachão do Jacuípe e único bispo da sociedade divina vocações, a qual pertence o mais novo bispo Ionilton. Religiosos de Itacoatiara e fiéis também viajaram milhares de quilômetros para acompanhar a ordenação.

 

 

O ato começou com uma procissão com todos os religiosos saindo da igreja Nossa Senhora da Conceição, percorreu a Praça da Conceição até o palco onde teve inicio quando Dom Ottorino deu boas-vindas e participou da concelebração, presidida por Dom Edgar Moreira.

Dom Ionilton atuou pela última vez como padre na paróquia de Riachão do Jacuípe

Rito de Ordenação Episcopal – Os ritos centrais da ordenação episcopal, assim como da diaconal e da presbiteral, são a imposição das mãos e a “Oração consecratória”. Todavia, existem elementos próprios que diferem das outras ordenações. Na episcopal, impõem as mãos todos os bispos presentes, que são concelebrantes, na administração do sacramento da Ordem. Depois da imposição e antes da oração, coloca-se sobre a cabeça do ordenando o livro dos Evangelhos, aberto, todo esse ato foi acompanhado por milhares de fiés, muitos emocionados por um momento raro na história de Araci e do Território do Sisal.

O Bispo, ordenante principal, reza toda a “Oração consecratória” e os outros bispos, concelebrantes, rezam juntos a parte central, que invoca o Espírito Santo sobre o eleito. O conteúdo da oração, baseado no texto de Hipólito de Roma, é um pedido ao Pai, para que, o ordenando obtenha o mesmo Espírito de governo que Jesus recebeu e transmitiu aos seus apóstolos, para a edificação da Igreja.

Dom Ionilton vai para o Estado do Amazonas, cuja Diocese é responsável por doze Paróquias

Um dos grandes momentos da ordenação foi quando o Padre Graciomar Gama Fernandes – Administrador da Prelazia de Itacoatiara fez a leitura do ato do papa Francisco quando nomeou Ionilton, que assumirá a Diocese de Itacoatiara, a terceira cidade mais populosa e centenária do estado de Amazonas, e acordo com estimativas do IBGE, no próximo dia 30.

Estiveram presente da ordenação de Ionilton Oliveira, o prefeito anfitrião Silva Neto (PDT), o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) e o prefeito do município de Urucurituba, vizinho a Itacoatiara José Claudenor de Castro Pontes (PT),que liderou uma comitiva com 13 pessoas.

O novo bispo Ionilton disse ao Calila Noticias que a condição de bispo lhe dá uma emoção humana, pela grande confiança que a igreja tem em uma pessoa, “mas eu vou naquele espírito que sempre falei no meu lema, que é está no meio para servir, sempre fiz isso nas congregações, nas paróquias, e agora vou pra prelazia de Itacoatiara e quero continuar com esse espírito de Jesus que é o espírito do serviço”, afirmou Dom Ionilton que embarca para sua missão no dia 29 deste mês e no dia seguinte celebra sua primeira missa em terra amazonense que ainda não conhece.

Catedral de Itacoatiara

Diocese de Itacoatiara (AM) – Desde o dia 09 de junho do ano passado que o padre Graciomar Gama Fernandes vem atuando, por determinação do arcebispo da arquidiocese de Manaus (AM), dom Sérgio Castriani, como administrador da prelazia de Itacoatiara o padre Graciomar Gama Fernandes, pois o bispo da diocese, dom Carillo Gritt, faleceu e a igreja local estava vacante. A diocese de Itacoatiara é composta de 07 municípios e neles estão localizadas 12 paróquias.

Como acontece a escolha de um bispo

A escolha de um padre para se tornar bispo acontece após a nunciatura apostólica questiona os bispos do estado onde há a necessidade do religioso e também de outras dioceses sobre indicações de padres que possam ser ordenados bispos. Em acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a nunciatura define o nome de um candidato e escolhido este nome, é feito um amplo questionário sobre o candidato onde são ouvidos bispos, padres e até leigos.

Se o sacerdote é aprovado, o próprio núncio apostólico faz o convite ao escolhido e todo esse processo é mantido em extremo sigilo, até mesmo para o nome indicado. No caso do padre José Ionilton, o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello ligou para o bispo da Diocese de Serrinha, dom Otorrino Assolari e este comunicou ao padre Ionilton que o mesmo estava sendo chamado pela igreja para exercer a missão de bispo.

Padre Ionildo falou ao CN que telefonou para o padre Geral da congregação a qual pertence que o incentivou a dizer sim e teria sido consultado sobre sua indicação.

Veja outras fotos

 

 

Conheça o mais novo bispo do Brasil 

Religioso ainda não conhece a localidade onde irá iniciar a sua nova missão

Natural do município de Araci, região sisaleira, bioma caatinga, onde recebeu suas primeiras orientações religiosas através dos membros da paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso, onde vivenciou os seus 22 anos de vida pastoral como jovem leigo e vem de uma minha família religiosa.

Ele nasceu em 09 de março 1962, na Fazenda Chã, estudou o ABC em casa com sua mãe Antônia em 1968 e fez o curso primário no Colégio Dom Jackson Berenguer Prado no período de 1969 a 1972. Estudou o curso ginasial no Centro de Educação Municipal Oliveira Brito (CEMOB) de 1973 a 1976 e o Ensino Médio, Técnico em Contabilidade, também no CEMOB de 1977 a 1979.

Agricultor familiar, antes de seguir para o seminário, trabalhou na roça no plantio e colheita de feijão, milho, mandioca e em Motor de sisal como cortador de palha de 1968 a 1974. Foi também feirante em barraca de doces e bebidas, em uma das estradas que dá acesso à cidade de 1968 a 1974, vendedor, entregador de jornal na cidade, engraxate, funcionário de uma barraca de revistas, frutas e loteria esportiva na cidade, empacotador de supermercado funcionário de um escritório de contabilidade de 1976 a 1984, mas sempre participou das atividades da paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso.

Dentre as atividades da paróquia, foi batizado em 30 de abril de 1962, crismado criança, fez a primeira Eucaristia em 1969, participou do MEJ e foi Coroinha de 1969 a 1973. Membro de grupo de jovens de 1974 até 1984, Ionilton também foi catequista de preparação para a primeira eucaristia de crianças e participou do Grupo de Cantos e as CEB Urbanac.

Redação CN

 
 
 
Mais Informações
Evangélicos realizam culto festivo para celebrar 81 anos de Santaluz 14/07/2016 às 09:07
Evangélicos realizam culto festivo para celebrar 81 anos de Santaluz
Você viu? Menina pregando para bêbado: ‘Deus te ama’. Vídeo viraliza na internet 16/07/2016 às 07:07
Você viu? Menina pregando para bêbado: ‘Deus te ama’. Vídeo viraliza na internet
SP: padre convoca ‘novos treinadores’ a acharem pokémons em igreja 10/08/2016 às 09:08
SP: padre convoca ‘novos treinadores’ a acharem pokémons em igreja

Super Pio
 
PitStop
 
Ciso
 
Mus e Brasil
 
 
 
 
 
Rede Social
Facebook
Twitter
Adicione aos Favoritos
Contato
© Alnoticiasichu 2016 - Todos os direitos reservados