Inicio Contato
 
Clima Tempo
 
Publicidade:
Vereadora Lúcia
Alcy Modas
Do Drinks
SINSPUC
 
05/05/2019 às 07:05
 

Devotos de Santa Luzia presenteiam Santaluz com estátua da padroeira da cidade

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

A comunidade cristã católica do município de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, está em festa. No início da madrugada deste sábado (4), foi entregue uma escultura de Santa Luzia, padroeira da cidade. 

A imagem foi colocada na praça em frente à igreja matriz da paróquia que leva o nome da santa protetora dos olhos. O espaço público foi revitalizado recentemente como parte de um projeto de requalificação urbana que está sendo executado pela prefeitura.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

“O monumento foi confeccionado pelo artista plástico Gilvan Donato em um ateliê na cidade de Cumbe, localizada a 90 quilômetros da capital Aracaju, na região do médio Sertão de Sergipe, fruto de doação de um grupo de devotos de Santa Luzia”, explicou o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Wellington Góes.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Um esquema especial envolvendo uma carreta, um guindaste e um caminhão munck foi montado para transportar e instalar a escultura, que mede 7 metros de altura e pesa 22 toneladas.

O responsável pela obra contou que a estátua foi feita com concreto armado e levou seis meses para ser concluída.

“É um trabalho minucioso, no qual são reproduzidos traços do rosto e as vestes da santa, entre outros detalhes. Foram seis meses dedicados a produção da escultura, mas graças a Deus tudo deu certo e hoje me senti feliz em ver a alegria das pessoas com a chegada da imagem”, afirma.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Santa Luzia, portadora da luz

Nascida em uma família rica e cristã, na cidade de Siracusa, na Itália, no ano de 283, Luzia era considerada como uma das jovens mais belas do local. Aos cinco anos, perdeu o pai e cresceu sob os cuidados da mãe, que sofria de graves hemorragias.

Certo dia, ao peregrinar na cidade de Catânia, Luzia e a mãe acompanharam o evangelho pregado durante a missa, o qual falava sobre a cura da mulher que padecia de hemorragias. A jovem, então, pediu a Deus que a mãe ficasse curada e foi rezar junto à imagem de Santa Águeda. No mesmo instante, a cura aconteceu.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Ao chegarem à casa onde elas moravam, começaram a distribuir todos os bens aos pobres. Como Luzia se mostrou firme diante da fé que carregava, acabou sofrendo inúmeras crueldades do Imperador Diocleciano, que vendo que nada a fazia renegar a fé em Jesus Cristo, mandou degolar Luzia. Era 13 de dezembro de 304. A partir deste dia, teve início a devoção à Santa Luzia, primeiro na Itália e depois por toda a Europa. Atualmente ela é conhecida como a “Santa da Visão”.

Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.

Notícias de Santaluz

 
 
 
Mais Informações
SP: padre convoca ‘novos treinadores’ a acharem pokémons em igreja 10/08/2016 às 09:08
SP: padre convoca ‘novos treinadores’ a acharem pokémons em igreja
Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega a Coité de parapente 15/08/2016 às 06:08
Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega a Coité de parapente
Morre aos 100 anos, em Salvador, Monsenhor Gaspar Sadoc 23/09/2016 às 06:09
Morre aos 100 anos, em Salvador, Monsenhor Gaspar Sadoc

Casa das Aves
 
PitStop
 
Humanize
 
Super Pio
 
 
 
 
 
Rede Social
Facebook
Twitter
Adicione aos Favoritos
Contato
© Alnoticiasichu 2016 - Todos os direitos reservados