Inicio Contato
 
Clima Tempo
 
Publicidade:
SINSPUC
Vereadora Lúcia
Nikmar Motos Candeal
Alcy Modas
 
13/12/2018 às 17:12
 

Católicos de Santaluz lotam igreja para celebrar Dia de Santa Luzia, padroeira da cidade

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Centenas de fiéis se reuniram na Igreja Matriz da Paróquia de Santa Luzia, em Santaluz, na região sisaleira da Bahia, para celebrar o dia da Santa protetora dos olhos, padroeira da cidade. As celebrações começaram cedinho, com a tradicional alvorada, às 4h, que contou com uma queima de fogos e passeio de carros e motos pelas ruas. A primeira missa aconteceu às 7h.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Já a missa solene que teve início às 10h foi a segunda das três celebrações programadas para esta quinta-feira (13), que vai contar ainda com adoração do Santíssimo Sacramento, acolhida da imagem de Santa Luzia, procissão e um bingo beneficente. 

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

A missa principal foi presidida pelo padre José Carlos e contou com a presença de sacerdotes de outras paróquias da região e de políticos e autoridades do município, a exemplo da prefeita Quitéria Carneiro e do deputado federal Otto Alencar Filho, além de vereadores.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Em sua homilia, o padre José Carlos, que foi pároco da cidade entre os anos 1996 e 2000 fez uma reflexão sobre o papel missionário da igreja e destacou  importância dos católicos evangelizarem as pessoas, sobretudo as que ainda não praticam a fé cristã. O sacerdote lembrou dos 70 anos da Igreja de Pedras, matriz da Paróquia, mas ressaltou que “a igreja somos nós, membros do corpo de Cristo”, levando os fiéis a refletirem sobre edificação espiritual.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Santa Luzia, portadora da luz

Nascida em uma família rica e cristã, na cidade de Siracusa, na Itália, no ano de 283, Luzia era considerada como uma das jovens mais belas do local. Aos cinco anos, perdeu o pai e cresceu sob os cuidados da mãe, que sofria de graves hemorragias. Certo dia, ao peregrinar na cidade de Catânia, Luzia e a mãe acompanharam o evangelho pregado durante a missa, o qual falava sobre a cura da mulher que padecia de hemorragias. A jovem, então, pediu a Deus que a mãe ficasse curada e foi rezar junto à imagem de Santa Águeda. No mesmo instante, a cura aconteceu.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Ao chegarem à casa onde elas moravam, começaram a distribuir todos os bens aos pobres. Como Luzia se mostrou firme diante da fé que carregava, acabou sofrendo inúmeras crueldades do Imperador Diocleciano, que vendo que nada a fazia renegar a fé em Jesus Cristo, mandou degolar Luzia. Era 13 de dezembro de 304. A partir deste dia, teve início a devoção à Santa Luzia, primeiro na Itália e depois por toda a Europa. Atualmente ela é conhecida como a “Santa da Visão”.

Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.

Notícias de Santaluz

 
 
 
Mais Informações
SP: padre convoca ‘novos treinadores’ a acharem pokémons em igreja 10/08/2016 às 09:08
SP: padre convoca ‘novos treinadores’ a acharem pokémons em igreja
Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega a Coité de parapente 15/08/2016 às 06:08
Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega a Coité de parapente
Morre aos 100 anos, em Salvador, Monsenhor Gaspar Sadoc 23/09/2016 às 06:09
Morre aos 100 anos, em Salvador, Monsenhor Gaspar Sadoc

Mus e Brasil
 
PitStop
 
Humanize
 
Ciso
 
 
 
 
 
Rede Social
Facebook
Twitter
Adicione aos Favoritos
Contato
© Alnoticiasichu 2016 - Todos os direitos reservados