Inicio Contato
 
Clima Tempo
 
Publicidade:
Comvet
Vereadora Lúcia
Farmácia Loba
SINSPUC
 
15/01/2018 às 16:01
 

Feira: Homem que resgatou jacaré da Lagoa Grande diz que não foi para maltratá-lo

Homem que resgatou jacaré da Lagoa Grande diz que não foi para maltratá-lo

Foto: Enviada via Whatsapp

Vídeos e fotos postados em redes sociais e em sites no último sábado (13), em Feira de Santana, estão gerando muita polêmica. No material, especialmente nos vídeos, um grupo de pessoas monta e agride um jacaré da Lagoa Grande com palmadas. O animal está com uma corda envolta no pescoço e um homem deita ao lado comemorando a sua captura.

O eletricista Januário Ferreira de Jesus, morador da localidade, procurou a imprensa e assumiu que foi ele quem capturou e laçou o jacaré. Segundo ele, o objetivo das pessoas que aparecem nas imagens não foi de agredir o animal e a situação não passou de uma brincadeira infeliz.

“Aquele jacaré estava a 350 metros fora da lagoa. Quando o pessoal da Metro estava trabalhando, mexeu na lagoa e ele saiu, foi para o córrego. Lá no córrego, ele se enganchou. Isso foi umas 18h e eu fui avisado. Chegando lá eu disse: 'Vamos dar um jeitinho para devolvê-lo para a lagoa'. Nós laçamos o jacaré e imobilizamos a boca do animal para ele não atacar ninguém. Colocamos um pau por baixo para fazer a vala e soltá-lo na lagoa. Aí o rapaz que aparece montado no jacaré fez uma brincadeira e disso houve a polêmica que se espalhou pelas redes sociais”, afirmou.

Januário contou que não houve maldade das pessoas com o jacaré. Ele informou que mora na localidade há 26 anos e a população local tem costume de ver os jacarés. Um deles, inclusive, aparece diariamente e é chamado de Arthurzão.

“Eu quero que a população entenda que ninguém fez aquilo ali por maldade. Eu cuido daquilo ali como se fosse a minha casa. Não quero que ninguém maltrate os animais. Nós pensamos em chamar o Corpo de Bombeiros e o Inema, mas na sexta-feira em decorrência do horário imaginamos que não atendessem. Quando terminamos de resgatar e soltar o animal na lagoa já era mais de 20h”, explicou.

O morador relatou ainda que nos vídeos que circulam na internet, aparecem suas mãos segurando o pedaço de pau que fez a vala para apoiar o jacaré. De acordo com ele, esse foi o primeiro resgate feito pelos moradores que aconteceu na Lagoa Grande e devido a toda polêmica, não irá mais se repetir.

“Houve uma brincadeira que se tornou ruim para a sociedade. Acharam que estávamos maltratando o animal. Não vai acontecer isso mais. Eu estou para defender esses animais. Estamos para ajudar a natureza e aquilo ali é a tradição do povo. Sou a favor do gradeamento. Irá trazer benefícios e mais segurança para os animais”, acrescentou.

Agressão animal

A presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Feira de Santana, Carolina Busseni, comentou que a comissão constatou um caso de agressão animal em relação aos vídeos e fotos divulgados.

Ela explicou que o fato de o animal ter sido exposto e colocado em situação de estresse, medo e terror é considerado maus-tratos.

“Constatou-se uma agressão animal sem sombra de dúvidas. As imagens são muito claras. O animal foi submetido a uma situação de maus-tratos e crueldade. Desde o fato de ter sido amarrado até ter sido exposto à situação de estresse de medo, de terror. Sem contar o fato das pessoas estarem em cima dele, batendo e cavalgando nesse animal”, disse.

Carolina esclareceu que, em caso da população encontrar um animal silvestre, jamais deve-se manter contato com esse animal. O ideal é que entrem em contato com o Inema e o Corpo de Bombeiros. Além disso, um processo está sendo instaurado para apurar o caso.

“O crime de maus-tratos está previsto no artigo 32 na Lei de Crimes Ambientais, que dá de três meses a um ano de detenção e multa. A OAB de Feira de Santana, através da nossa comissão, vai entrar em contato com as autoridades competentes: Polícia Civil e Ministério Público para que seja instaurado todo o processo investigativo. Para que essas pessoas possam responder pelo crime que cometeram e identificar as pessoas envolvidas”, salientou.

O secretário de Meio Ambiente de Feira de Santana, Sérgio Carneiro, afirmou que também já tomou providências acerca das denúncias de maus-tratos contra o jacaré da Lagoa Grande. Ele informou que entrou em contato com a Polícia Militar, que através do setor de inteligência está tentando identificar os agressores.

“É inadmissível os maus-tratos a qualquer tipo de animal. E cabe ao governo do estado o combate a esses maus-tratos aos animais silvestres. Também entrei em contato com o diretor do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), e ele me disse que o Ministério Público está atento a essa situação, está cobrando, não só do Ibama, mas também do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), a solução para essa questão dos animais".

Sérgio Carneiro afirmou ainda que a prefeitura de Feira, através da Secretaria de Meio Ambiente, está fazendo a sua parte, que é oficiando os órgãos competentes. "Ficamos felizes que a Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) anunciou que pretende fazer o gradeamento da Lagoa Grande. Todas as providências que pudemos tomar, de contactar com os outros órgãos de outras instâncias e com a PM, nós fizemos”, afirmou o secretário.

Com informações dos repórteres Ed Santos e Ney Silva do Acorda Cidade.
 

 
 
 
Mais Informações
Feira: Devido a desabastecimento, prefeitura reduz 30% de ônibus públicos 25/05/2018 às 12:05
Feira: Devido a desabastecimento, prefeitura reduz 30% de ônibus públicos
SINTRAF reúne 170 jovens em Seminário da Juventude Rural neste final de semana 18/07/2016 às 15:07
SINTRAF reúne 170 jovens em Seminário da Juventude Rural neste final de semana
Por ter mesmo nome de cidade da Paraíba, Queimadas, na Bahia, tem contas bancárias zeradas por engano pela Justiça Federal 22/05/2018 às 22:05
Por ter mesmo nome de cidade da Paraíba, Queimadas, na Bahia, tem contas bancárias zeradas por engano pela Justiça Federal

Jhon Motos
 
Dayana Silk
 
PitStop
 
Ponto Certo
 
 
 
 
 
Rede Social
Facebook
Twitter
Adicione aos Favoritos
Contato
© Alnoticiasichu 2016 - Todos os direitos reservados