Inicio Contato
 
Clima Tempo
 
Publicidade:
Comvet
Pio Paladar
Nikmar Motos Candeal
Ascoob
 
24/11/2017 às 06:11
 

Corpo do repentista Passarinho é sepultado em Coité

Velório aconteceu na residencia da mãe de Passarinho | Foto: Raimundo Mascarenhas

Foi sepultado no fim da manhã desta quinta-feira, 23, no Cemitério Recanto da Saudade, em Conceição do Coité, o corpo do repentista Idelfonso Barreto dos Santos, que ficou conhecido no meio artístico e cultural por Passarinho que fez dupla por mais de quarenta anos com seu irmão Marcos Barreto dos Santos, o “Miudinho.

O velório aconteceu na residência da família na região do Povoado de Lajinha, distante cerca de 5 km da sede do município de Conceição do Coité, onde reuniu lideranças politicas, da música, da cultura e de rádio, setores que Passarinho deixou sua marca.

Miudinho recebeu Junior do Max | Foto: Raimundo Mascarenhas

Miudinho bastante desolado disse que é uma lacuna difícil de ser preenchida, pois, esteve ao lado do irmão desde a metade dos anos 1970 quando acompanhando seu pai Canarinho, mestre do repente, [ele que faleceu há um ano e três meses], quando aprenderam a arte. Miudinho disse ao CN que teve muitos momentos de tristeza ao lado do irmão, mas o pior foi quando a equipe médica do Hospital Roberto Santos lhe chamou para dizer que ele havia falecido.

Marcos também falou de alegria, de realização ao lado do irmão. Segundo ele a dupla Passarinho e Miudinho da Lajinha se tornou muito conhecida em nível de Bahia e se apresentou na maioria dos municípios, com destaque nas convenções partidárias municipais e estaduais, tocando inclusive para políticos famosos como Fernando Henrique, sua esposa Ruth Cardoso, Fernando Collor, Antônio Carlos Magalhães, além de centenas de candidatos que se tornaram prefeito em diversos municípios, a exemplo de Junior do Max, em Santaluz, que conheceu apenas como empresário e que depois ingressou na política.

Um dos seis Cd’s de Miudinho e Passarinho

Junior do Max depois de dirigir dois mandatos seguidos até 2012, apoiou dois candidatos e venceram, atualmente é secretário de Administração, fez questão de se despedir de Passarinho e abraçar Miudinho e demais familiares. Ele lembrou que conheceu a dupla no ano 1990 quando esteve no seu Supermercado para fazer sorteio de fim de ano que é uma tradição.

Junior não escondeu a importância da dupla na história de vida empresarial dele que já dura 26 anos. “Nós construímos uma relação extraprofissional. Uma relação de amizade, de respeito e é com muito pesar que a gente vem aqui hoje para se despedir dessa figura ilustre, folclórica que é Passarinho, de Coité, mas com seu grande talento deixou de ser de Coité e região do sisal para serem artistas da Bahia”, afirmou Junior.

Noé conviveu de perto com Passarinho | Foto: Raimundo Mascarenhas

Entre os políticos, além de Junior do Max, marcou presença também a vereadora Leninha de Valente, vereador Marcão de São Domingos, Sandro da Vargem presidente da Câmara de Retirolândia e do mesmo município o vice-prefeito Noé Silvestre Carneiro (PCdoB). Vereadores conterrâneos de Passarinho estavam Nego Jai, Elizane, Lindo de Neusa, Cezar do Hospital e Pedrinho da Sambaiba.

O Calila entrevistou também Noé, ele que sabe contar como poucos a vida de Passarinho como retirolandense, já que Passarinho morou muitos anos na Giboia, como sindicalista já que a dupla Miudinho e Passarinho se apresentou em muitas atividades do Sindicato o qual Noé foi presidente e fundador e agora como vice-prefeito. ” A gente lamenta a perda, pois, duas datas importantes que o Sindicato comemora, o primeiro de maio e dia da mulher e ele juntamente com Miudinho são figuras certas para animar nossa festa.Sei que ele cumpria tudo isso em toda região. Fará muita falta e espero que Deus descanse ele num lugar tranquilo, pelo trabalho que fez em prol da cultura da nossa região”, disse Noé.

O caixão chegou ao cemitério Recanto da Saudade praticamente 24h depois da morte de Passarinho em Salvador.

Caixão desceu a sepultura às 11h45 | Foto: Raimundo Mascarenhas

Repentista Bem – ti – vi | Foto: Raimundo Mascarenhas

A reportagem não podia ser finalizada sem a presença de um artista popular como era Passarinho. Encontramos Ireno Bispo Santiago, popularmente conhecido por Bem-te-vi que faz repente praticamente desde a mesma época que Passarinho. Ele recitou um verso de despedida do amigo que diz assim: ” Pra meu amigo Idelfonso, conhecido Passarinho, que deixou muita alegria ao lado de Miudinho, e agora descansa em paz ao lado de Canarinho“.

Redação CN

 
 
 
Mais Informações
Feira: Devido a desabastecimento, prefeitura reduz 30% de ônibus públicos 25/05/2018 às 12:05
Feira: Devido a desabastecimento, prefeitura reduz 30% de ônibus públicos
SINTRAF reúne 170 jovens em Seminário da Juventude Rural neste final de semana 18/07/2016 às 15:07
SINTRAF reúne 170 jovens em Seminário da Juventude Rural neste final de semana
Por ter mesmo nome de cidade da Paraíba, Queimadas, na Bahia, tem contas bancárias zeradas por engano pela Justiça Federal 22/05/2018 às 22:05
Por ter mesmo nome de cidade da Paraíba, Queimadas, na Bahia, tem contas bancárias zeradas por engano pela Justiça Federal

PitStop
 
Humanize
 
Dayana Silk
 
Nosso WhatsApp
 
 
 
 
 
Rede Social
Facebook
Twitter
Adicione aos Favoritos
Contato
© Alnoticiasichu 2016 - Todos os direitos reservados