Inicio Contato
 
Clima Tempo
 
Publicidade:
Ascoob
Gonzaga Materiais de Construçãoo
IEC
Comvet
 
11/11/2017 às 08:11
 

Serviço de Inspeção Municipal é tema de seminário em Conceição do Coité

Agroindústria familiar, oportunidade para gerar emprego e renda e garantia da qualidade dos alimentos. Esses foram os temas do I Seminário Territorial do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), realizado, nesta sexta-feira (10), no Centro Cultural do município de Conceição do Coité, no Território de Identidade Sisal.


O evento contou com a presença de Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Ele apresentou o tema Políticas Estaduais de Apoio às Agroindústrias. 

Segundo Dias, a adesão ao evento demonstra que esse é o caminho a seguir. "Estamos falando de modo de vida, de melhor relação com a natureza e de vida mais saudável. O Governo está fazendo seu papel que é de estimular o desenvolvimento da agricultura familiar de criar novos meios de dinamizar a economia dos municípios". 

O diretor-presidente da CAR destacou ainda que a empresa vai criar o Sistema SIM controle informatizado, o Portal Rede SIM, onde terá uma biblioteca de plantas simplificadas, e o FormaSIM, que, além de capacitação, vai proporcionar a elaboração de um manual de boas práticas de fabricação. Além disso, serão lançados, ainda neste ano, dois editais, no âmbito do projeto Bahia Produtiva: "Um será direcionado para a requalificação de agroindústrias e para participar será necessário que as associações e cooperativas tenham feito o Cadastro de Agroindústria Familiar (CAF). O outro será o edital Alianças Produtivas, para as organizações que têm uma parceria comercial estabelecida contarem com o apoio para acessar o mercado". 

Durante o encontro foram debatidos ainda os temas: O SIM e a formalização de agroindústrias familiares e de pequeno porte, Agroindústrias familiares e de pequeno porte e a segurança alimentar e as Linhas de crédito para agroindústrias. 

O evento, que contou com o apoio da SDR, foi realizado pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) e Prefeitura Municipal de Conceição do Coité. 

Para o presidente do Consisal, Dival Pinheiro, a implantação do SIM foi um avanço para a economia dos territórios: "O Consisal implantou o SIM em toda a Bahia. Foi um importante passo para a inserção dos agricultores familiares no mercado".

O objetivo do SIM é garantir a saúde pública, a proteção do meio ambiente e a regularização das agroindústrias para a comercialização dentro do município, por meio da concessão do registro e da inspeção sanitária dos produtos de origem animal.

Visita a unidade produtiva

A programação contou também com uma visita à obra de construção do abatedouro de aves, fruto do convênio firmado entre a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidários (COOAFES) e a CAR.



Com inauguração prevista para dezembro, o abatedouro tem a capacitade de abater 300 aves por dia e conta com um investimento de R$300 mil.

O coordenador da COOAFES, Flaviano Santiago, comemora que a implantação da unidade que já atuará com o SIM. "O SIM vai dar garantia para o agricultor fazer investimentos na sua propriedade porque ele sabe que seu produto vai ter um destino. O SIM é a garantia da venda e da qualidade do produto, e isso fortalece a agricultura familiar".

ASCOM - CAR/SDR

 
 
 
Mais Informações
Feira: Devido a desabastecimento, prefeitura reduz 30% de ônibus públicos 25/05/2018 às 12:05
Feira: Devido a desabastecimento, prefeitura reduz 30% de ônibus públicos
SINTRAF reúne 170 jovens em Seminário da Juventude Rural neste final de semana 18/07/2016 às 15:07
SINTRAF reúne 170 jovens em Seminário da Juventude Rural neste final de semana
Por ter mesmo nome de cidade da Paraíba, Queimadas, na Bahia, tem contas bancárias zeradas por engano pela Justiça Federal 22/05/2018 às 22:05
Por ter mesmo nome de cidade da Paraíba, Queimadas, na Bahia, tem contas bancárias zeradas por engano pela Justiça Federal

Sintrafi Ichu
 
Jhon Motos
 
Mercadinho Araujo
 
Ciso
 
 
 
 
 
Rede Social
Facebook
Twitter
Adicione aos Favoritos
Contato
© Alnoticiasichu 2016 - Todos os direitos reservados