Inicio Contato
 
Clima Tempo
 
Publicidade:
Gonzaga Materiais de Construçãoo
Do Drinks
Ascoob
IEC
 
18/07/2016 às 15:07
 

SINTRAF reúne 170 jovens em Seminário da Juventude Rural neste final de semana

Fim de semana, para a maioria dos jovens, é sinônimo de curtição e azaração com os amigos. Não para os 170 jovens que participaram, neste final de semana (16 e 17), do Seminário Municipal da Juventude Rural de Conceição do Coité. Realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF), por meio de sua Secretaria de Políticas para a Juventude e o Coletivo de Jovens, o evento teve como tema central “Identidade Rural e Geração de Renda”.

evento sintraf - 2

Participaram da mesa de abertura, no sábado (16), o prefeito de Coité, Francisco de Assis, o presidente do SINTRAF, Urbano Carvalho, a representante da Federação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF Brasil), Maria Eliana Lima, do Consócio Público do Território do Sisal (CONSISAL), Sebastiana Cruz, secretário de Agricultura do município, Edvaldo Andrade, do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Urias Rios, como também o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Evandro Martins, Hilda Mercês da COOAFES e o coordenador de Políticas para a Juventude do Campo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural – SDR, Jocivaldo Anjos, que fez a palestra magna do evento abordando sobre Identidade Rural e Perspectivas da Juventude do/no Campo. Jocivaldo elencou sobre o protagonismo juvenil na Bahia e aproveitou para apresentar algumas das ações do Governo do Estado voltadas ao segmento.

Jabes Soares

Jabes Soares

Ainda no primeiro dia de Seminário foram realizadas três oficinas no período da tarde: Políticas públicas para as juventudes, perspectivas e lutas, que foi mediada por Jabes Soares, coordenador de Politicas para Juventude (Conjuve), ligada à Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e Maciel Mascarenhas, coordenador do Programa de Qualificação Profissional da Prefeitura de Conceição do Coité. “Foi bacana esta oficina, a gente conseguiu fazer um debate interessante junto com a juventude, problematizando sobre a questão da violência, sobre as várias visões do que é ser jovem e, foi mais bacana ainda trocarmos ideias e construirmos propostas sobre estas questões”, avaliou Jabes Soares.

Na oficina que debateu sobre a geração de renda e organização produtiva, a técnica do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Wilza Matos conduziu os trabalhos. A mestra em educação do campo, Nubia Silva, por sua vez, ministrou a oficina sobre a Educação do Campo. Ao final das oficinas foram construídas propostas de politicas públicas para a juventude do campo. O objetivo do Coletivo de Jovens do SINTRAF é, a partir destas propostas, construir uma carta política da juventude rural para ser apresentada aos candidatos a prefeito e vereadores do município.

Maria Luzia

Maria Luzia

Para Maria Luzia Santana, secretária de Jovens do Sindicato, o seminário marca a retomada da pauta de juventude rural em Coité, “conseguimos retomar esse debate da juventude rural no município depois de um bom tempo sem atos como este seminário e, em pouco tempo, articular mais de cento e setenta jovens de mais de vinte localidades de Coité. Isso mostra que temos uma juventude aguerrida e participativa querendo apenas oportunidades de mostrar seu potencial, estou muito feliz o sentimento que fica é de dever cumprido”, afirma.

Clécia Silva (de pé)

Clécia Silva (de pé)

“É um momento ímpar para a juventude, vista que estamos passando um momento delicado no país com a conjuntura política defasada. Então é um espaço onde a gente trabalha a consciência desses jovens com relação a política e o empoderamento da juventude no campo, espero que estes jovens possam usufrui de todo conhecimento aqui adquirido e multipliquem essas informações” disse a jovem Clécia Silva, da comunidade de Nova América e representante da Cooperativa de Jovens Empreendedores Rurais (Coopejer).

Fonte e Fotos: Ascom Sintraf /Gilcimar Pereira

 
 
 
Mais Informações
Feira: Devido a desabastecimento, prefeitura reduz 30% de ônibus públicos 25/05/2018 às 12:05
Feira: Devido a desabastecimento, prefeitura reduz 30% de ônibus públicos
SINTRAF reúne 170 jovens em Seminário da Juventude Rural neste final de semana 18/07/2016 às 15:07
SINTRAF reúne 170 jovens em Seminário da Juventude Rural neste final de semana
Por ter mesmo nome de cidade da Paraíba, Queimadas, na Bahia, tem contas bancárias zeradas por engano pela Justiça Federal 22/05/2018 às 22:05
Por ter mesmo nome de cidade da Paraíba, Queimadas, na Bahia, tem contas bancárias zeradas por engano pela Justiça Federal

Sintrafi Ichu
 
Ciso
 
Nosso WhatsApp
 
Casa das Aves
 
 
 
 
 
Rede Social
Facebook
Twitter
Adicione aos Favoritos
Contato
© Alnoticiasichu 2016 - Todos os direitos reservados