Inicio Contato
 
Clima Tempo
 
Publicidade:
Vereadora Lúcia
Farmácia Loba
Nikmar Motos Candeal
SINSPUC
 
31/10/2018 às 05:10
 

Militância faz grande festa para Assis e Val depois que o presidente do TRE negou o pedido de execução do Acórdão para afastamento de ambos

Repercutiu em Conceição do Coité no meio da tarde desta terça-feira, 30, que o presidente do Tribunal Regional Eleitoral – TRE-BA, José José Rotandano havia negado o pedido de execução imediata do Acórdão,  para o afastamento do prefeito Francisco de Assis (PT) e de sua vice Genivalda Pinto da Silva (PSD) e logo em seguida a militância iniciou uma grande festa com buzinaço pelas ruas da cidade e queima de fogos de artifício.

pela presença de público parecia mais um comício do partido no largo da matriz

Nas redes sociais foi feito a convocação para uma carreata a partir das 19h30 e a multidão absolveu a ideia e de carro, de moto e a pé se deslocou para comemoração. Assis e Val foram cassados pelo TRE acusados de compra de voto nas eleições de 2016, ação movida pela Coligação a Voz do Povo encabeçada por Éwerton Rios e Renato Souza derrotados no pleito daquele ano.

O TRE acatou e ambos tiveram seus mandatos cassados, porém, não foram afastados, não perderam direitos políticos e nem pagaram multa. A Corte se reuniu no dia 09 de outubro para julgar os embargos do prefeito e da vice e mais uma vez  o Pleno negou por unanimidade e o clima de tensão por parte do prefeito e da vice aumentou, pois, a relatora do processo pedia o afastamento imediato de ambos, e a expectativa ficou direcionado a publicação do acórdão por parte do presidente do Tribunal.

Assis e Val recebidos com alegria pela militância

A oposição já dava como certo o afastamento de ambos, acompanhado da punição de não poderem se candidatarem a qualquer cargo público. O acórdão deveria ser encaminhado para o juiz da comarca local para ele determinar o afastamento, mas durante todo este tempo nada foi publicado. Para surpresa de Assis e Val, o que o Tribunal publicou foi favorável a eles que se mantêm no cargo.

O presidente citou, entre outros pontos que fundamentam a tese apresentada para sustentar a nova decisão, que falta a “necessária robustez da prova da captação ilícita do sufrágio (do voto) para cassação do mandato”. Por isso, determinou que o acórdão que respaldava um eventual afastamento não fosse cumprido pela Justiça Eleitoral de Coité.

Assis é recebido com festa quando a militância soube que o presidente do TRE negou

O prefeito Assis passava de carro pelo centro comercial quando foi descoberto pelo povo que se aproximou dele para cumprimentá-lo e logo estava nos ombros de dois militantes, sendo carregado até o carro de som que embalou a multidão até o largo da igreja matriz onde ocorre as grande concentrações do PT e aliados.

 

 

Val fez um discurso emocionada e afirmou que não sabia dessa decisão, assim como também não sabia das outras vezes anteriores. Ela agradeceu a vitória dos seis candidatos votados pelo grupo em Coité no primeiro turno e em nova convocação deram uma votação ainda maior a Haddad para presidente. Ela disse que o carinho que povo coiteense passa para ela e Assis será retribuído com muito mais ação em sua Secretaria. Ela aproveitou para explicar a ausência de Alex que já está em Salvador cumprindo seus trabalhos legislativos.

O prefeito Assis por sua vez disse que não comenta a decisão da justiça, mas falou das ações do seu governo que segundo ele tem transformado a vida do povo de Coité. Assis falou de honestidade, que jamais tirou um centavo da prefeitura para beneficio próprio. Ele disse que permite que seja quebrado todo sigilo bancário, fiscal, que faça qualquer tipo de investigação sobre sua vida que prove que seja desonesto.

Veja o discurso do prefeito na íntegra

 

 

Calila Notícias

 
 
 
Mais Informações
Feira: Devido a desabastecimento, prefeitura reduz 30% de ônibus públicos 25/05/2018 às 12:05
Feira: Devido a desabastecimento, prefeitura reduz 30% de ônibus públicos
SINTRAF reúne 170 jovens em Seminário da Juventude Rural neste final de semana 18/07/2016 às 15:07
SINTRAF reúne 170 jovens em Seminário da Juventude Rural neste final de semana
Por ter mesmo nome de cidade da Paraíba, Queimadas, na Bahia, tem contas bancárias zeradas por engano pela Justiça Federal 22/05/2018 às 22:05
Por ter mesmo nome de cidade da Paraíba, Queimadas, na Bahia, tem contas bancárias zeradas por engano pela Justiça Federal

PitStop
 
Casa das Aves
 
DJ Ralfk
 
Jhon Motos
 
 
 
 
 
Rede Social
Facebook
Twitter
Adicione aos Favoritos
Contato
© Alnoticiasichu 2016 - Todos os direitos reservados