Inicio Contato
 
Clima Tempo
 
Publicidade:
Gonzaga Materiais de Construçãoo
Do Drinks
Vereadora Lúcia
SINSPUC
 
02/06/2018 às 12:06
 

EMBASA vai construir nova adutora para melhorar o abastecimento de seis comunidades rurais de Barrocas e da região de Salgadália/Coité

Caixa d´água do Distrito de Salgadália | Foto: Raimundo Mascarenhas

Diante dos problemas operacionais no sistema de abastecimento d’água do Distrito de Salgadália, em Conceição do Coité, município localizado no território do sisal e as comunidades ao entorno, Vila Cordeiro (Conceição do Coité), Alambique, Alto Alegre, Lagoa da Cruz, Velho Domingos, Ouricuri e Rosário (Barrocas), vinculados ao Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Serrinha, e que são atendidas da derivação a partir do Reservatório Elevado na cidade de Barrocas, A Empresa Baiana de Saneamento – EMBASA  irá construir uma nova adutora para atender a população estimada em 9.527 habitantes.

Audiência envolveu o vereador e os dois deputados na Embasa

Esta demanda chegou à diretoria da EMBASA através do vereador Adalberto Neres Pinto Gordiano, mais conhecido por Betão (PT) que ao falar para o Calila Noticias, relatou que foi provocado pelos moradores do Distrito de Salgadalia, narrando uma série de problemas que vem ocorrendo com a falta d’água e da necessidade de melhorar as condições operacionais no abastecimento.

O vereador acionou os gabinetes dos deputados Alex da Piatã (PSD) e Zé Neto (PT) e os mesmos se reuniram com a presidência da EMBASA, que não mediu esforços pra vê o problema resolvido, iniciando um amplo estudo para encontrar a solução. “Nossa luta foi para encontrar uma solução permanente, pois, eram muitas as queixas que vínhamos recebendo”, falou Betão.

Salgadália é o maior distrito de Conceição do Coité | Foto: Raimundo Mascarenhas

De acordo com a Embasa, a água tratada sai de Barrocas e  segue por gravidade numa extensão de 13 km em tubulação PVC até uma estação elevatória na localidade de Extrema, prosseguindo a adução por tubulação com a mesma característica, agora recalcada, por mais 4 km até um reservatório na sede do Distrito de Salgadália de onde é feito um novo bombeamento para um reservatório elevado de distribuição, que por sua vez, alimenta por gravidade as redes distribuidoras do sistema local de abastecimento de Salgadália, além das localidades de Peba e Serrote totalizando 2.716 ligações atendidas.

Estação da Extrema | Foto: Raimundo Mascarenhas

A adutora que alimenta o sistema de Salgadália iniciou sua operação em setembro de1998 e ao longo dos anos sempre apresentou problemas por conta das condições inadequadas da implantação, onde a tubulação, em quase sua totalidade, fora assentada diretamente sobre fragmentos de rochas sem uma camada necessária de envoltória de areia.

Trecho onde passará a nova adutora | Foto: Raimundo Mascarenhas

Em 2003 um trecho da adutora passou por intervenção no intuito de minimizar os efeitos decorrentes do terreno formado de rochas e à vibração do tubo durante a operação sendo necessária desenterrar parte da tubulação e colocar envoltória de areia, o que diminuiu o número de vazamentos, mas não foi o ideal e inviabilizou novas intervenções. Ao longo dos anos, com o envelhecimento do material após duas décadas, a tubulação antiga tem provocado o desligamento do bombeamento ao longo do dia, por conta inclusive da parada do bombeamento no horário de ponta.

Morador da região garante que há desperdício de água com canos estourados sempre | Foto: Raimundo Mascarenhas

O morador da Fazenda Extrema, Gilson Santos Pastor, 29 anos, foi encontrado pelo CN, enquanto a equipe percorria o trecho e ele relatou que a situação é muito grave, “muito pior do que se imagina, porque sempre que liga as bombas pra jogar água para Salgadália os canos estouram em diferentes pontos da adutora, falou o agricultor.

 

O deputado estadual Alex da Piatã (PSD), vem acompanhando o vereador Betão nesta luta desde que foi provocado pela comunidade e somado o seu mandato ao líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado estadual Zé Neto (PT), foram ao presidente da EMBASA, Rogério Cedraz e prontamente, sensível a problemática enfrentada no SIAA de Salgadália, a Unidade Regional de Feira de Santana – UNF, através da Gerência de Operações Água, efetuou estudos visando e decidiu pela a implantação de nova adutora para atendimento à localidade.

Vereador Betão ao lado de Alex da Piatã na presidência da Embasa

Pioneiro na comunidade de Vila Cordeiro, primeiro morador e responsável pela doação dos primeiros terrenos para que o bairro fosse criado, o aposentado José Cordeiro Almeida Filho, 75 anos, conhecido por Zelinho, pai de 10 filhos, comemorou a notícia, pois “esse problema tem nos atormentado e por causa destes canos constantemente quebrando, aqui chega a levar 30 dias sem cair água, mas as contas chegam” falou Zelinho.

Zelinho disse que no inicio, a água caia com boa frequência | Foto: Raimundo Mascarenhas

O deputado Zé Neto lembrou que o edital para realização da obra deverá será publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias e garantiu que os recursos financeiros para realização da obra estão alocados, devendo os materiais hidráulicos ser adquiridos por meio de licitações já realizadas pela Embasa, na modalidade de registro de preços.

Sobre Salgadália, o parlamentar disse que vem trabalhando há muito tempo na região e citou o exemplo da estrada que liga a sede do distrito a cidade de Conceição do Coité na primeira gestão do então governador Jaques Wagner juntamente com vereador Betão.

Redação CN

 
 
 
Mais Informações
Feira: Devido a desabastecimento, prefeitura reduz 30% de ônibus públicos 25/05/2018 às 12:05
Feira: Devido a desabastecimento, prefeitura reduz 30% de ônibus públicos
SINTRAF reúne 170 jovens em Seminário da Juventude Rural neste final de semana 18/07/2016 às 15:07
SINTRAF reúne 170 jovens em Seminário da Juventude Rural neste final de semana
Por ter mesmo nome de cidade da Paraíba, Queimadas, na Bahia, tem contas bancárias zeradas por engano pela Justiça Federal 22/05/2018 às 22:05
Por ter mesmo nome de cidade da Paraíba, Queimadas, na Bahia, tem contas bancárias zeradas por engano pela Justiça Federal

Sintrafi Ichu
 
Super Pio
 
Wagner Autocar
 
Dayana Silk
 
 
 
 
 
Rede Social
Facebook
Twitter
Adicione aos Favoritos
Contato
© Alnoticiasichu 2016 - Todos os direitos reservados