Inicio Contato
 
Clima Tempo
 
Publicidade:
Farmácia Loba
Comvet
Gonzaga Materiais de Construçãoo
SINSPUC
 
21/08/2018 às 07:08
 

'Doença do refluxo é multifatorial', explica médico gastroenterologista

'Doença do refluxo é multifatorial', explica médico gastroenterologista

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A doença do refluxo é cada vez mais frequente no mundo atual e segundo o médio gastroenterologista Antônio Fábio Teixeira, as causas são muitifatoriais e têm relação com o stress, a má alimentação e a obesidade.

Ele explicou em entrevista ao Acorda Cidade que a doença do refluxo gastroesofágico é um escape do conteúdo gástrico que volta para o esôfago. Atinge a orofaringe em alguns casos e esses casos podem ser ácidos ou não ácidos. Pode ocasionar azia, queimor, alguma dor no peito, repercussão acima da garganta que pode gerar tosse, pigarro e alteração na voz.

Ciso“Hoje a doença do refluxo é multifatorial. Influenciada pelo stress, a má alimentação, obesidade e o dia a dia que a gente está levando cada vez mais sem poder parar para se alimentar adequadamente. O refluxo pode trazer alterações esofágicas e alterações acima do esôfago. Com isso pode haver pneumonia, asma de repetição, sinusite, alterações dentárias e alterações também que são dentro do esôfago”, afirmou.

Fábio Teixeira pontuou alguns hábitos que agravam o problema do refluxo. Como por exemplo, a falta de tempo para a alimentação, o consumo de alimentos gordurosos e frituras.

“A alimentação precisa ser muito bem trabalhada. É preciso mastigar melhor os alimentos, fracionar também os conteúdos e dividir um pouco do carboidrato, da gordura, um pouco da proteína e não comer com tanta pressa. Principalmente ter qualidade de vida, diminuir o estresse, diminuir o volume do alimento. Na verdade quando criança nós temos um tipo de refluxo fisiológico, comum acontecer nas crianças. Ao longo da vida o hábitos alimentares são adquiridos. Desde a criança que vai para a escola, essa criança começa a aumentar o peso de forma precoce e ter muito acesso a refrigerantes, uma alimentação com muito carboidrato, baixo índice de fibra e essas crianças passam a desenvolver o refluxo. Depois vem o estresse e todo o corre corre do dia a dia”, acrescentou.

Exames e tratamento o refluxo

Quando o paciente tem suspeita do refluxo, a endoscopia é primeiro exame que é recomendado pelos médicos. Assim como os sintomas são de azia e queimor. O médico destacou que se a endoscopia não fechar o diagnóstico, o paciente passa por um teste terapêutico e ainda outros exames complementares como a bioimpedância e a phmetria. A doença tem controle e há várias medicações usadas no tratamento.

“O refluxo tem controle. Quem tem refluxo hoje, parte da doença a gente conduz clinicamente com o uso de medicações. Sugerindo mudanças de estilo de vida. E alguns pacientes nós temos o tratamento endoscópico que é uma modalidade que a gente está trazendo para Feira de Santana ou o paciente vai par aum grupo de cirurgia. Esse gruopo desenvolve técnicas cirúrgicas eficazes para que o paciente tenha toda a qualidade no pós operatório”, finalizou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

 
 
 
Mais Informações
Ichu: Diretoria do SINTRAPI se reúne e traça ações para o segundo semestre Acesse: http://www.alnoticiasichu.com/pgnoticia.php?sub=180&id=2491 Está planejado um debate político entre os candidatos à Prefeito no dia 03 de Setembro tendo como público alvo os trabalhadores municipais. 13/07/2016 às 12:07
Ichu: Diretoria do SINTRAPI se reúne e traça ações para o segundo semestre Acesse: http://www.alnoticiasichu.com/pgnoticia.php?sub=180&id=2491 Está planejado um debate político entre os candidatos à Prefeito no dia 03 de Setembro tendo como público alvo os trabalhadores municipais.
Ovo faz bem para o coração, reduz peso e diabetes: ciência 25/05/2018 às 07:05
Ovo faz bem para o coração, reduz peso e diabetes: ciência
Casos de câncer devem aumentar 58% até 2035, diz Fundo de Pesquisa 25/05/2018 às 06:05
Casos de câncer devem aumentar 58% até 2035, diz Fundo de Pesquisa

Dayana Silk
 
Sintrafi Ichu
 
Ciso
 
DJ Ralfk
 
 
 
 
 
Rede Social
Facebook
Twitter
Adicione aos Favoritos
Contato
© Alnoticiasichu 2016 - Todos os direitos reservados