Inicio Contato
 
Clima Tempo
 
Publicidade:
Vereadora Lúcia
Do Drinks
Dr. Leonan Castro
Comvet
 
12/07/2016 às 10:07
 

Valente – Grande multidão se despede de Reinaldo Ramos

Foi sepultado por volta das 16h desta segunda-feira, 11, no cemitério municipal da cidade de Valente, o corpo do líder político Reinaldo Ramos Rios, prefeito por quatro mandatos do município, no período de 1963 a 1966,  na ocasião inaugurou a sede da Prefeitura, depois governou entre 1971 e 1972. Em 1988 foi eleito vice-prefeito na chapa com o Doutor Toninho e governou os dois últimos anos da gestão (91 e 92) e governou pela última vez de 1997 a 2000. Reinaldo morreu por volta das 06h de domingo, 10, no Hospital da Bahia, vítima de complicações após passar por uma angioplastia.

Irmãos de Reinaldo receberam cumprimentos de pesar ao lado do caixão | Foto: Raimundo Mascarenhas

Irmãos de Reinaldo receberam cumprimentos de pesar ao lado do caixão | Foto: Raimundo Mascarenhas

O velório do ex-prefeito aconteceu durante a noite de domingo e perdurou até por volta das 15h30 na sede da Prefeitura Municipal onde recebeu milhares de pessoas amigas, parentes, colegas políticos da várias cidades da região. Sobre o caixão a bandeira do município de Valente e do Vasco da Gama, clube do coração. Ao lado do caixão os irmãos  Ademar, Neide, Marlene e Nilza recebiam os cumprimentos de pesar.

Ainda na Prefeitura foi celebrada uma missa de corpo presente. O caixão estava previsto para sair às 15h, mas diante do grande número de pessoas que queria passar ao lado do caixão para se despedir, a família optou por atrasar um pouco, pois Reinaldo se tornou bastante popular justamente pelo carinho que tinha para com todos.

Prefeito Ismael Ferreira um dos primeiros a conduzir o caixão | Foto: Raimundo Mascarenhas

Prefeito Ismael Ferreira um dos primeiros a conduzir o caixão | Foto: Raimundo Mascarenhas

Por volta das 15h35 o caixão deixou a Prefeitura com destino ao cemitério distante cerca de 500 metros, ao chegar no cemitério antes de ser colocado no jazigo da família, uma salva de palmas de “muito obrigado” Reinaldo pela sua contribuição para o desenvolvimento de Valente. Depois de o caixão ter sido colocado no jazigo, um cidadão resolveu homenageá-lo cantando o hino do Vasco da Gama.

No momento do enterro políticos de situação e oposição se uniram para o adeus a Reinaldo | Foto: Raimundo Mascarenhas

No momento do enterro políticos de situação e oposição se uniram para o adeus a Reinaldo | Foto: Raimundo Mascarenhas

O prefeito Ismael Ferreira disse que a multidão presente no velório e sepultamento de Reinaldo fez jus a pessoa que ele era, muito amiga, popular e gostava de ajudar a quem mais precisava.”Reinaldo é essa pessoa que só nos deixa saudades, mas com certeza deixa um legado irreparável que ninguém tira nunca que é a construção que ele fez, que foi ensinar e fazer o bem, principalmente pra aqueles que mais precisavam”, afirmou o prefeito.

sepultamento de reinaldo ramos - foto- raimundo mascarenhas 2

População aplaude ao líder por tudo que fez por Valente | Foto: Raimundo Mascarenhas

Fábio Mota secretário de Urbanismo da Prefeitura de Salvador, é sobrinho de Reinaldo, visivelmente abatido, disse que a presença do povo fortalece, pois demonstra que ele teve importante missão quando governou Valente por quatro vezes. Fábio considera Reinaldo o maior líder politico que Valente já teve, tendo sido lançado por José Mota fundador do município, ” Reinaldo honrou com dignidade todo período que foi prefeito de Valente, trouxe a energia elétrica, sistema de abastecimento d’água, escolas, hospital, campo de pouso, tudo construído por ele, Zé Mota e Evandro Mota, e hoje se despede aqui o último desse tripé da fundação do município de Valente”, disse Fábio Mota.

sepultamento de reinaldo ramos - foto- raimundo mascarenhas 3

Pra completar a homenagem teve até o hino do Vasco | Foto: Raimundo Mascarenhas

Luciano Araújo presidente estadual do Solidariedade disse que Valente perde mais uma joia, pessoa que fez sua história e marcou a história do município,”nós as vezes militamos em campos opostos, mas nunca deixamos de ter nosso respeito um para com o outro, mas nos últimos anos, ou seja a cerca de 15 anos, venho marchando no seu grupo político. Então, desse período para cá a gente sempre conviveu bem, sempre dialogávamos. Perdemos uma das maiores lideranças do município”, afirmou.

Amigos também se vestiram de Vasco para homenageá-lo | Foto: Raimundo Mascarenhas

Amigos também se vestiram de Vasco para homenageá-lo | Foto: Raimundo Mascarenhas

O vereador Gabriel Mota lembrou que Reinaldo estava encerrando sua missão como prefeito do município em 2000, na ocasião ele atuava com assessor e consequentemente iniciava a sua carreira como vereador. Lembrou também que a Prefeitura na época de Reinaldo fazia jus a frase “casa do povo” pois, sempre estava lotada de pessoas que o procurava para resolver os problemas, principalmente os mais carentes. ” Isto serviu como espelho pra mim, agradeço a família Mota que me acolheu e hoje já estou no quarto mandato de vereador, e posso dizer que sempre me ajudou. Reinaldo deixa um grande legado na história do município”.

Na ultima gestão de Reinaldo ele recebeu a visita do então presidente da república Fernando Henrique Cardoso

Na ultima gestão de Reinaldo ele recebeu a visita do então presidente da república Fernando Henrique Cardoso

O vereador Lomanto Queiroz, também tinha Reinaldo como o espelho na politica valentense, segundo ele, Reinaldo foi o percursor do ‘bolsa família’ em Valente, porque na época das grandes secas, ele sempre humano fazia cestas básicas e doava as famílias mais carentes, “era um politico nato, carismático, isso é inegável e deixou sua marca em todo canto do município.

Quem lembrou do Reinaldo fanático pelo Vasco da Gama do Rio de Janeiro foi o jornalista André Franco. Ele disse que acompanhava Reinaldo nas campanhas politicas, mas quando chegava numa casa ou num bar que estivesse passando o jogo do Vasco, ele pedia um cafezinho e não mais saia enquanto o jogo não acabava. “Ele parecia esquecer que saiu pra fazer politica, gostava muito do Vasco, fizeram muito boa homenagem quando colocaram a bandeira do clube sobre o caixão”, frisou André, do site Noticias do Sisal.

Redação CN

 
 
 
Mais Informações
Justiça Eleitoral de Coité promove curso para dirigentes de partidos, advogados e futuros candidatos 12/07/2016 às 17:07
Justiça Eleitoral de Coité promove curso para dirigentes de partidos, advogados e futuros candidatos
Valente – Grande multidão se despede de Reinaldo Ramos 12/07/2016 às 10:07
Valente – Grande multidão se despede de Reinaldo Ramos
Eleições 2016 – Veja como ficou o eleitorado dos municípios dos territórios do Sisal, Jacuípe e Semi-Árido Nordeste II 12/07/2016 às 11:07
Eleições 2016 – Veja como ficou o eleitorado dos municípios dos territórios do Sisal, Jacuípe e Semi-Árido Nordeste II

Super Pio
 
Ciso
 
Wagner Autocar
 
Mus e Brasil
 
 
 
 
 
Rede Social
Facebook
Twitter
Adicione aos Favoritos
Contato
© Alnoticiasichu 2016 - Todos os direitos reservados